símbolo marca dagua

Publicações

Coletânea Mídia e(m) discurso: percursos de pesquisa – Vol. 2

Essa coletânea traz em seus 18 capítulos reflexões teórico-analíticas que se voltam a discursos da/na e sobre a mídia, inscritas no campo da análise de discurso que se funda a partir das proposições de Michel Pêcheux. Desenvolvidas por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa MiDi – Mídia e(m) Discurso (CNPq) e por suas convidadas e seus convidados de diferentes instituições de todo o país, as pesquisas aqui reunidas decorrem do trabalho coletivo que move a prática científica e a produção do conhecimento em nosso país. Trabalho coletivo que se marca no interior do próprio grupo de pesquisa e, também, entre grupos que aqui se encontram para tratar de desafios e possibilidades que se apresentam ao analista de discurso em suas análises acerca do midiático em seu funcionamento discursivo na atualidade.

Alexandre S. Ferrari Soares
Beatriz Paragó
Bruno Roncada
Ceres Carneiro
Christiano Titoneli Santana
Cristiane Maria Riffel
Dantielli Assumpção Garcia
Eber Fernandes de Almeida Júnior
Fabiano Ormaneze
Fernanda Cerqueira de Mello
Fernanda Lunkes
Giovanna Benedetto Flores
Helson Flávio da Silva Sobrinho
Igor Sacramento
Luciana Iost Vinhas
Mariana Jafet Cestari
Marianna da Silveira Figueiredo Carvalho e Carvalho de Araújo
Mario Luiz Bezerra Feitoza Matheus
Nelson Figueira Sobrinho
Raquel Danielli Mota
Rita Rangel de Souza Machado
Silmara Dela Silva

Publicado em

2023

Editora

Pontes

Apoio

FAPERJ

Coletânea Mídia e(m) Discurso: Percursos de Pesquisa

Nos treze capítulos que compõem esta coletânea, são trazidas diferentes materialidades significantes em análises, sustentadas por modos distintos de constituição do dispositivo teórico-analítico da análise de discurso. Os variados percursos de pesquisa em mídia e discurso aqui reunidos, no entanto, se pautam por uma tomada de posição comum que busca pensar o discurso em relação à língua e à história. Conforme afirma Pêcheux ([1979] 2011, p. 88): “Da hipnose hitlerista ao sonho acordado da rádio-telê, do meio às mídias, a relação com o corpo, ao audível e ao visível se reorganizou”. Analisar dizeres da/na mídia requer, assim, não apagar o modo de funcionamento próprio de cada esfera midiática e, igualmente, não perder de vista que é de discurso que estamos tratando; de mídia e(m) discurso.

Ana Carolina Moraes Monteiro
Angela Corrêa Ferreira Baalbaki
Beatriz Paragó
Bruno Roncada
Ceres Carneiro
Christiano Titoneli Santana
Dantielli Assumpção Garcia
Eber Fernandes de Almeida Júnior
Elaine Pereira Daróz
Etielle Aparecida Silva Santos
Fernanda Cerqueira de Mello
Fernanda Luzia Lunkes
Giovanna Benedetto Flores
Illana Araújo Souza
Mario Luiz Bezerra Feitoza Matheus
Nelson Figueira Sobrinho
Silmara Dela Silva
Valéria Bergamini

Publicado em

2022

Editora

Pontes

Apoio

FAPERJ