símbolo marca dagua

Inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia

“Em aproximadamente quatro décadas da análise de discurso que se desenvolve a partir das propostas de Pêcheux no Brasil, são muitos os trabalhos que se voltam aos discursos da/na mídia e(m) seu funcionamento, concluídos e em curso nas diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Nessa tradição de estudos sobre os discursos da/na mídia, não são apenas noções teóricas basilares à constituição de uma teoria do discurso de tradição francesa que são mobilizadas, tais como as noções de língua, discurso, sujeito e ideologia, por exemplo. Ao contrário, muitas são as noções teóricas propostas e mobilizadas por analistas de discurso brasileiros em seus gestos de análise voltados às práticas discursivo-midiáticas.” (Dela-Silva; Lunkes; Carneiro, 2022, p. 217).

São essas as noções teóricas começam a compor no “Inventário Digital de Termos e Conceitos em Discurso e Mídia”, uma pesquisa em curso, um inventário em construção.

Para conhecer o nosso projeto:

– DELA SILVA, S, LUNKES, F. L.; CARNEIRO, C. F. Discurso e mídia e(m) inventário digital: uma tomada de posição discursiva. Policromias — Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 213-232, set./dez. 2022.

Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/55679/30664